quinta-feira, 14 de abril de 2011

Doação! Give to the Lord

Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. Lucas 6.38






O cérebro do crente trabalha de modo diferente daquele não crente?


Não há como esconder a tragédia que ocorreu no Rio de Janeiro.


O ato praticado pelo atirador nos faz questionar : Seria ausência de Deus na vida do individuo? Ou patologia da psique? Ou o gorila ( violência) que amedronta a sociedade?


Por isso, propomos um artigo científico relacionado a mente humana.




" O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranquilas. refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte..." O jovem estudante de química segue repetindo os versos do Salmo 23, embora não se defina como uma pessoa não religiosa. Não está sentado num banco de igreja, mas repousa num tubo de metal onde, nesse exato momento, ímãs gigantescos circundam seu cérebro. Não, Christian S. se encontra no laboratório da Universidade Heiirich Heine, em Düsseldorf, Alemanha.


Ali a neurocientista Nina Azari realizou um experimento com seis ateus declarados e seis crentes -cristãos praticantes e membros de uma comunidade evangélica independente. Todos se presentaram voluntariamente. A questão crucial era o cérebro do crente trabalha de modo diferente daquele do não crente?Investigar se a "religiosidade" tem ou não um correlato cerebral constitui o centro de um ramo recente da pesquisa que, com certa infelicidade, é chamada de neuroteologia. O prefixo neuro parece, de fato, indicar uma subdivisão bem-definida do conhecimento, da mesma forma que, por exemplo, astrofísica designa um ramo da física. Mas, ao contrário do que o nome sugere, a neuroteologia não trata de teologia, no sentido clássico do termo, e sim da investigação, por meio de técnicas neurobiológicas modernas, de determinados processos cerebrais presentes em experiências "religiosas".Como, aliás, no laboratório de Nina Azari. A fim de seguir a pista das bases neuronais das experiências religiosas, a pesquisadora solicitou a seus voluntários que lessem e relessem não apenas o Salmo 23, mas também uma quadrinha infantil e insossas instruções para utilização de um cartão telefônico. Um teste psicológico prévio já havia atestado valores semelhantes para todos os voluntários no que se refere a seu grau de satisfação geral com a própria vida. Contrariamente aos céticos, no entanto, os seis crentes informaram possuir em seu passado uma experiência decisiva de conversão, algo que mudara sua vida.


O resultado da experiência mostrou que aos ateus reagiram de forma emocional à tão familiar quadrinha infantil, o que se revelou pela elevação de atividade em seu sistema límbico - ou seja, na região cerebral responsável por nosso universo emocional. Aos cristãos, por sua vez, recitar a quadrinha propocionou prazer menor, segundo declaram. Em compensação, e à diferença dos descrentes, a repetição continuada do salmo bíblico alçou-os a um " estado religioso", como o denominaram. Nesse caso, áreas bem diferentes do cérebro foram ativadas- mais especificamente, o circuito frontoparietal do córtex cerebral, necessário aos processos do pensamento.Cristãos praticantes e adeptos de outras religiões têm uma base de saber alimentada por sua crença. Ao se verem numa situação a principio desconhecida, em que não está claro o que se deseja deles ou que devem fazer, buscam apoio-como, de resto, todas as outras pessoas. O que ocorre é que, nos crentes, intensifica-se a disposição de enxergar a situação momentânea num contexto religioso, seja ele de que natureza for.


No experimento mencionado, o impulso para tanto foi fornecido pelo Salmo 23 da Bíblia, que, argumenta Azari, desempenha papel importante para cristãos. Em retrospecto, os crentes aplicam o carimbo de "religioso" à situação indistinta da experiências religiosas, eles as sentem de forma imediata. Com os ateus é diferente: quem não possui abrigo em tal sistema religioso tampouco poderá recorrer a ele para interpretar a situação. A essas pessoas, portanto, o Salmo não diz nada em especial e, assim sendo, não desencadeia um estado religioso. Por trás das experiências religiosas estaria, portanto, nada mais que um processo cognitivo? Penso, logo creio?


Fonte: Mente e cérebro





Sete passos para conhecer a Deus




Passo 1


Reconhecer que Deus ama você


Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16




E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só por único Deus verdadeiro, a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17.3




Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. João 15.9




Passo 2


Admitir que você Precisa de ajuda


E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. João 3.19




Por isso vos disse que morrereis em vosso pecados, porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados. João 8.24




Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado. Porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus. João 3.18




Passo 3


Crer que Jesus é o único Salvador


No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! João 1.29




Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14.6




Aquele que crê no Filho tem a vida eterna: mas aquele que não crê no Filho não verá a vida: mas a ira de Deus sobre ele permanece. João 3.36




Passo 4


Receber Jesus como seu Salvador


Mas, a todos quantos o receberam. deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome, João 1.12




As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, elas me seguem, João 10.28




Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5.24




Passo 5


Reconhecer que Jesus é agora seu amigo e o Senhor de sua vida


Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. João 15.14




Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! João 20.28




Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra. João 16.24




Passo 6


Reconhecer que você agora pertence à família de Deus a Igreja


Chegada pois a tarde daquele dia o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco! E , dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. João 20.19-20




Eu sou a videira, vós as varas: quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15.5




Passo 7


Colocar-se a serviço de Cristo: Orar, estudar a Bíblia, testemunhar


E tudo quanto perdides em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. João 14.13




Jesus dizia pois aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8.,31-32




Disse-lhes pois Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. João 20.21




Fonte:Agência Missionária Interlink

Nenhum comentário:

Postar um comentário